Na Ucrânia, o chefe do Governo espanhol anuncia o “maior carregamento” militar enviado até ao momento para a Ucrânia. Pedro Sánchez expressa apoio para com a “aspiração legítima” ucraniana.
A caminho da Ucrânia está um “carregamento de 200 toneladas de munições modernas e outro material. O navio transporta 30 camiões, vários veículos especiais de transporte pesado e 10 pequenos veículos com material militar”, enumera Pedro Sánchez.
Sánchez reafirmou esta quinta-feira a solidariedade e o compromisso da Espanha com a Ucrânia, à chegada a Kiev, num comboio proveniente da Polónia, com a primeira-ministra da Dinamarca.
O chefe do governo espanhol percorreu algumas das ruas da cidade ucraniana de Borodianka e emocionou-se com “o horror da guerra” que presenciou.
A Espanha acolheu 134.000 ucranianos e 64.000 receberam proteção temporária, incluindo licenças de habitação e de trabalho.
Madrid enviou uma dúzia de aviões para a Ucrânia com “centenas de toneladas” de armas e material humanitário a bordo, anunciou segunda-feira a ministra da Defesa, Margarita Robles.
SAIBA MAIS
- Pedro Sánchez chegou a Kiev acompanhado pela primeira-ministra dinamarquesa
- Pedro Sánchez vai a Kiev para se encontrar com Volodymyr Zelensky
- Pedro Sánchez anuncia reabertura da embaixada espanhola em Kiev
- Guerra na Ucrânia: 180 civis retirados de Mariupol chegam a Zaporíjia