Guerra Rússia-Ucrânia

Vídeo mostra tanque russo a disparar sobre ciclista numa rua em Bucha

O momento foi registado por um drone das forças ucranianas e foi agora divulgado pelo jornal The New York Times.

Imagens captadas por militares ucranianos no final de fevereiro em Bucha, sob controlo das forças russas, mostram um tanque a disparar sobre um ciclista. Numa altura em que a generalidade da comunidade internacional é unânime na acusação de crimes de guerra contra Vladimir Putin, após a descoberta de centenas de corpos de civis executados nas ruas da cidade a noroeste de Kiev, um novo vídeo publicado pelo jornal norte-americano The New York Times mostra como as forças militares russas dispararam à queima-roupa sobre um civil.

As imagens mostram um ciclista a andar numa rua em Bucha, com a bicicleta pela mão, numa rua ocupada por militares russos. Ao virar uma esquina, um tanque russo posiciona-se na sua direção e dispara contra ele.

As autoridades ucranianas garantem que os corpos de pelo menos 410 civis foram encontrados em cidades próximas de Kiev, que foram recapturadas do controlo russo nos últimos dias. O gabinete do procurador-geral ucraniano descreveu um quarto descoberto em Bucha como uma “câmara de tortura”.

As imagens macabras de corpos espancados ou queimados deixados a céu aberto ou enterrados levaram a pedidos de sanções mais duras contra o Kremlin, especialmente o corte das importações de combustível da Rússia.

Últimas