Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky pede ao Japão que aumente as sanções que impôs à Rússia

Presidente da Ucrânia acusou a comunidade internacional de não estar a fazer tudo o que pode para travar a Rússia.

O Presidente da Ucrânia pediu hoje, através de videoconferência, ao Japão que aumente as sanções que impôs à Rússia e acusou a comunidade internacional de não estar a fazer tudo o que pode para travar a Rússia.

Foi um evento inédito protagonizado por um líder estrangeiro no Parlamento japonês. O primeiro-ministro ministro e os deputados aplaudiram de pé o Presidente ucraniano que, através de videoconferência, agradeceu o exemplo dado pelo Japão ao mundo asiático ao condenar a invasão russa da Ucrânia e impor sanções.

Sem dar muitas explicações o Presidente ucraniano disse que a Rússia está a preparar novos ataques na chamada zona de exclusão em torno da central nuclear de Chernobyl, tomada no 1º dia de guerra, e advertiu o mundo para os enormes desafios ambientais e alimentares que o futuro trará. Zelensky acusou ainda a comunidade internacional de não estar fazer o suficiente para ajudar a Ucrânia.

O discurso de Zelensky no Parlamento japonês acontece dois dias depois de o Kremlin ter rompido as conversações que decorriam com o Japão desde 2018, no sentido de alcançar um Tratado de Paz
por causa de quatro ilhas que eram território nipónico até 1945 e que foram tomadas pela União Soviética no final da II Guerra Mundial.

Ainda esta quarta-feira, o Presidente ucraniano falará também aos deputados de Paris.

SAIBA MAIS

Últimas