Os Estados Unidos da América (EUA) vão impedir a entrada no país do presidente da Autoridade Palestiniana. Mahmoud Abbas deveria visitar Nova Iorque no próximo mês, para discursar na assembleia geral da Nações Unidas, mas a administração Trump recusou-lhe a atribuição de um visto.
Em comunicado, o governo de Donald Trump diz não querer premiar o que classifica como terrorismo e não considera os responsáveis da Autoridade Palestiniana parceiros pela paz.
O gabinete de Mahmoud Abbas alega que a decisão viola o acordo que obriga os Estados Unidos a permitirem a entrada dos participantes na cimeira anual das Nações Unidas.
A Casa Branca responde que está a cumprir as obrigações, ao autorizar a presença de uma missão da Palestina.
A medida controversa acontece numa altura em que Austrália, Canadá, Reino Unido e França se preparam para dar um importante passo diplomático: vão usar o próximo plenário da ONU, em Nova Iorque, para reconhecerem o Estado da Palestina.
No terreno, e apesar da pressão interna para acabarem com a ofensiva, as tropas israelitas prosseguem a incursão militar para a tomada da cidade de Gaza. Esta sexta-feira, anunciaram ainda ter resgatado os corpos de mais dois reféns. Acreditam que estejam ainda nas mãos do Hamas 48 vítimas no massacre de 7 de outubro.