Guerra no Médio Oriente

Clara Ferreira Alves: "Trump neste momento tem um poder planetário"

No Jornal do Dia da SIC Notícias, Clara Ferreira Alves diz que Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, "conseguiu o que ninguém tinha conseguido", isto é, transformar "dramas do Médio Oriente num ópera bufa da qual ele é o herói romântico, o ator principal".

Clara Ferreira Alves

Clara Ferreira Alves, comentadora da SIC, considera que Donald Trump tem um "poder planetário" devido às negociações entre Israel e o Irão, que chegaram na segunda-feira a um acordo de cessar-fogo e que, apesar de o terem violado, estão dispostos a negociar.

O que vai acontecer daqui para a frente? "Não se sabe", diz. Contudo, sabe-se que o cessar-fogo é "frágil" e que Israel vai continuar a monitorizar a situação no Irão.

No Jornal do Dia, diz que Trump "conseguiu o que ninguém tinha conseguido", isto é, transformar "dramas do Médio Oriente num ópera bufa da qual ele é o herói romântico, o ator principal". Está a fazer o mesmo com a cimeira da NATO, declara.

"Trump neste momento tem um poder absoluto planetário", afirma.

Para a comentadora da SIC, o líder dos Estados Unidos voltou a "ter esperança de ganhar o Prémio Nobel da Paz". "Procura desesperadamente um lugar na história", acrescenta.

Donald Trump partilhou uma mensagem na rede social Truth enviada pelo secretário-geral da NATO, em que Mark Rutte congratula o presidente norte-americano pela "ação decisiva no Irão" e por conseguir que todos os aliados concordassem em gastar pelo menos 5% do PIB na defesa. Finalizou a mensagem dizendo que "a vitória” será de Trump.

Clara Ferreira Alves refere que Mark Rutte está a "lutar pela sobrevivência do seu emprego sem dignidade nem espinha".

"O que ele não estava à espera era que Trump publicasse a mensagem nas redes sociais", afirma.

Ainda na SIC Notícias, diz que o único líder que "não sucumbiu" a Trump foi Putin, Presidente da Rússia, que é "sínico e sabe como manipular". Pelo contrário, o Irão "cedeu" a Trump e a Israel.

A comentadora da SIC critica ainda os líderes que se "ajoelham" perante o republicano:

"Tudo isto é tão patético e humilhante para a Europa e para os cidadãos europeus."
Últimas