O Presidente norte-americano admitiu, esta terça-feira, que Israel e Irão violaram o cessar-fogo anunciado por si na segunda-feira à noite, manifestando-se desapontado e afirmando não estar satisfeito com o seu aliado Israel. Maria João Tomás enumera razões para afirmar que o bombardeamento do Irão pelos EUA não foi bem sucedido.
"Aquilo que o Trump fez, ao bombardear Fordow, não se sabe quais foram as reais consequências daquilo. Claro que o Trump diz que aquilo foi um sucesso enorme, mas já se sabe que o urânio enriquecido foi retirado lá. Como é que sabemos isso? Por fotografias de satélite. E isso é indesmentível, porque temos fotografias de satélite que mostram comboios de caminhões a sair de Fordow e os buracos que foram feitos não tinham nada. E depois também não temos noção da indicação de radiação. Portanto, aparentemente aquilo também foi um gasto de dinheiro".
Não faz sentido quando temos Estados Unidos e Israel, quer Trump, quer Netanyahu, a dizer que chegaram a bom porto e que se chegou a este acordo de cessar-fogo porque os objetivos que os dois países tinham foram conseguidos.
"Netanyahu já disse que foi um sucesso acabar com o Hamas, um sucesso acabar com o Hezbollah. O Hamas está lá, o Hezbollah já disse que pode ajudar o Irão".