Guerra no Médio Oriente

Negociações para cessar-fogo em Gaza são retomadas este fim de semana, acordo poderá libertar 34 reféns

O secretário de Estado norte-americano acredita que será atingido em breve um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, o que permitirá a libertação de dezenas de reféns.

Cristina Neves

Sob crescente pressão das famílias dos reféns para chegar a um acordo que permita a libertação dos familiares retidos em Gaza, Benjamin Netanyahu desvalorizou a lista com 34 nomes que fariam parte de um primeiro grupo a ser solto caso se chegasse a um compromisso.

O Governo israelita afirma não ter recebido ainda resposta do Hamas sobre as condições em que se encontram os reféns. O jornal Times Of Israel confirma tratar-se da mesma lista fornecida por Telavive aos mediadores do conflito, em Julho.

O Hamas diz que precisa de pelo menos uma semana de pausa para conseguir falar com os carcereiros e identificar os reféns vivos ou mortos. As negociações indiretas entre o Hamas e Israel foram retomadas este fim de semana, no Qatar.

As Brigadas Al-Qassam, o braço militar do Hamas, divulgaram no sábado à noite um vídeo de uma refém israelita em Gaza. Liri Albag, de 19 anos, foi capturada no dia 7 de outubro, na base militar de Nahal Oz juntamente com outros sete soldados que faziam a vigilância da fronteira. Pouco depois de ser levada para Gaza, é vista em imagens com outras reféns. 15 meses depois, a família de Liri pede-lhe que resista mais um pouco.

Apesar dos intensos esforços diplomáticos nenhuma trégua foi concluída desde final de novembro de 2023.Nessa altura, 105 reféns foram trocados por 240 prisioneiros palestinianos.

O chefe da diplomacia norte-americana mostra-se confiante num desenlace, até à tomada de posse de Donald Trump. Um acordo terá que envolver um cessar-fogo, mas todos os sinais no terreno indiciam crescentes dificuldades em suspender os combates.

Últimas