Governo

Programa do Governo recupera medidas do OE que foi chumbado e levou a eleições antecipadas

Subida do salário mínimo para os 900 euros em 2026 e um novo quadro fiscal para as empresas são medidas que integram o Programa do Executivo.

O Conselho de Ministros reuniu-se esta manhã para aprovar o Programa do Governo. O documento corresponde ao programa leitoral do PS nas eleições de janeiro e nele constam algumas das medidas do Orçamento do Estado (OE) chumbado.

O programa eleitoral do PS, que será transformado no programa do Governo, prevê uma subida do salário mínimo para os 900 euros em 2026 e um novo quadro fiscal para as empresas, entre outras medidas incluem-se o aumento extraordinário das pensões, a redução do IRS para os jovens e creches gratuitas.


Algumas dessas medidas constavam do Orçamento do Estado do próximo nano, que foi chumbado,
fez cair o Governo e levou a eleições antecipadas. O documento será entregue esta sexta-feira na Assembleia da República e a discussão está marcada para a próxima semana.

A apresentação do programa do novo governo será feita na mesma sala do Palácio da Ajuda, onde decorreu a tomada de posse e que, durante dois anos de pandemia, se tornou a sede do Governo.

Últimas