Gaza

Venezuela promete ajuda na reconstrução de Gaza

O presidente da Venezuela prometeu ajuda a reconstruir Gaza. A garantia foi deixada no encontro entre Nicolas Maduro e o ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano, em Caracas. Riyad Al Malki, agradeceu a solidariedade da Venezuela face à ação militar de Israel na Faixa de Gaza e "prometeu" que o país "não se vai render, vai aguentar e vencer".

O presidente da Venezuela é um crítico de Israel e defende a independência de Gaza da Palestina. No encontro que aconteceu na residência oficial do presidente, Maduro assegurou que a comunidade do médio oriente na Venezuela, irá contribuir monetariamente para ajudar Gaza. 

Ontem o país enviou o primeiro avião com ajuda humanitária doada por cidadãos palestinianos a residir na Venezuela.

O chefe da diplomacia palestiniano, que se encontra na capital venezuelana  encerrando uma visita à região, disse que o seu país sente "orgulho" de  receber o apoio da Venezuela que é um "ingrediente essencial para vencer  na luta pela independência e pela liberdade".  

 "Faço-vos uma promessa: o povo palestiniano não se vai render, o povo  palestiniano vai aguentar, o povo palestiniano vai vencer", afirmou Al Malki.

O ministro palestiniano afirmou ainda, citado pela agência Efe, que  graças ao apoio da Venezuela e de outros países "amigos e irmãos" foi possível  alcançar uma resolução junto do Conselho de Direitos Humanos da ONU para  estabelecer uma comissão que investigue "as atrocidades cometidas por parte  de Israel contra o povo palestiniano em Gaza".  
  
Com Lusa

Últimas