Fórmula 1

Revelado o nome do circuito do Grande Prémio de Madrid de Fórmula 1

Desde 1981, há quase 45 anos, que Madrid não acolhia uma Grande Prémio de Fórmula 1. A estreia do evento na cidade espanhola acontece no primeiro fim de semana de setembro do próximo ano.

O monolugar RB7 (2011) da equipa Red Bull na cidade de Madrid, em julho de 2023.
Europa Press News / GETTY IMAGES

Mariana Jerónimo

Pela primeira vez em 45 anos, o Grande Prémio de Espanha vai voltar às 'calles' da cidade de Madrid. A organização do evento revelou, esta semana, o nome do novo circuito - 'MADRING' - que fará parte do calendário de Fórmula 1 a partir do próximo ano.

O termo 'MADRING' é uma junção de 'Madrid' com a palavra 'ring' (anel, em inglês). O mesmo já acontece com outro circuito bem conhecido como o 'Red Bull Ring', em Spielberg, que costuma acolher o Grande Prémio da Áustria.

Segundo o comunicado da organização, "o MADRING pretende estabelecer uma identidade concisa e memorável que faça referência direta à sua cidade anfitriã, seja imediatamente reconhecível em todo o mundo e não necessite de tradução", ao mesmo tempo que representa uma "marca genuína, distinta e icónica".

O logótipo escolhido utiliza duas cores: o vermelho que é um "símbolo da paixão, da Fórmula 1 e da Comunidade de Madrid", enquanto o amarelo é uma "homenagem à bandeira espanhola".

Fórmula 1 ruma a Madrid em 2026

A data de estreia do Grande Prémio de Madrid está marcada para o fim de semana entre 11 a 13 de setembro do próximo ano.

O circuito proposto tem 5,474 quilómetros, incluindo 1,5 quilómetros de "via pública", 20 curvas, uma volta de classificação de cerca de 1,32 minutos e os monolugares deverão atingir os 300 km/h de velocidade máxima e 218 km/h de velocidade média.

Nesse mesmo ano, em 2026, estão previstas várias mudanças no grid da Fórmula 1 com a entrada da equipa Cadillac, traduzindo-se num alargamento da modalidade para 11 equipas e 22 pilotos permanentes. Os regulamentos da modalidade também vão sofrer alterações quanto à conceção e aspetos técnicos dos monolugares.

Nota: O Grande Prémio de Espanha contará com duas corridas em 2026. Ao contrário do que foi inicialmente noticiado, de acordo com a página oficial da Fórmula 1, o Circuito de Barcelona-Catalunha continuará a fazer parte do calendário, ao qual se juntará também o circuito MADRING, em Madrid.

[Artigo atualizado a 10 de junho 2025]

Últimas