UEFA Euro 2024

Jogos do dia: as últimas decisões dos quartos de final

As últimas duas vagas nas meias-finais do Euro 2024 vão estar hoje em discussão. Inglaterra ou Suíça, Países Baixos ou Turquia, que seleções avançam para a próxima fase?

Kyle Walker e Ruben Vargas

Daniel Pascoal

André de Jesus

Os quartos de final do Euro 2024 ficam este sábado concluídos com mais uma dupla jornada de futebol intenso, que promete emoções fortes.

Inglaterra-Suíça (17:00)

A seleção dos “três leões” escapou aos ‘tubarões’ e, em teoria, teria tudo para chegar à final. No entanto, o relvado conta outra história e a Suíça quer voltar a surpreender.

Os ingleses nunca tiveram a fasquia tão elevada. E não podia ter diferente para quem junta Kane, Bellingham, Foden, Saka e Alexander-Arnold (não cabem todos neste parágrafo) na mesma equipa. Mas a realidade é bem mais ‘cinzenta’. O golo de bicicleta da estrela do Real Madrid, que impediu a eliminação, não apaga as exibições pouco convincentes.

Já a Suíça tem sido uma das surpresas positivas deste Europeu. Os helvéticos ainda não perderam na competição, tendo ‘arrancado’ um empate contra a Alemanha e eliminado com autoridade, a Itália, campeã em título, nos oitavos de final. Xhaka comanda tudo, com a ajuda de Freuler, Aebischer e Ndoye, o influente trio do Bolonha.

  • Onze provável de Inglaterra: Pickford; Walker, Stones e Konsa; Trippier, Mainoo, Rice e Shaw; Bellingham e Foden; Kane

  • Onze provável da Suíça: Sommer; Schär, Akanji e Rodríguez; Widmer, Freuler, Xhaka e Aebischer; Ndoye, Embolo e Vargas

O primeiro jogo do dia realiza-se na Merkur Spiel-Arena, em Dusseldorf, e terá arbitragem do italiano Daniele Orsato. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 17:00.

Países Baixos-Turquia (20:00)

Os neerlandeses tiveram, talvez, a exibição mais impactante desta fase: o 3-0 contra a Roménia traduz bem a superioridade, mas o resultado até podia ter sido outro, não fosse tanto o desperdício ao longo do jogo. Desde a estreia, a “laranja mecânica” mostra desenvoltura no meio-campo e facilidade para criar perigo. A eficácia ainda deixa a desejar, mas a veia goleadora de Gakpo é a boa notícia.

Já a Turquia, derrotada por Portugal na fase de grupos, superou a Áustria, outra equipa ‘sensação’ deste Europeu, mesmo sem o maestro Çalhanoglu. Destaca-se o poderio ofensivo dos turcos. O jovem Arda Guler ainda não tem espaço no Real Madrid, mas já é uma referência nesta equipa. Kokçu, Wildiz e Yilmaz também dão garantias.

  • Onze provável dos Países Baixos: Verbruggen; Dumfries, De Vrij, Van Dijk e Aké; Schouten, Simons e Reijnders; Malen, Depay e Gakpo

  • Onze provável da Turquia: Mert Günok; Mert Müldür, Samet Akaydin, Abdülkerim Bardakcı e Ferdi Kadıoğlu; Okay Yokuşlu, Kaan Ayhan; Kenan Yıldız, Hakan Çalhanoğlu e Barış Alper Yılmaz; Arda Güler

O último jogo dos quartos de final vai ser disputado no Olympiastadion, em Berlim, e será dirigido pelo francês Clément Turpin. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 20:00.

Últimas