UEFA Euro 2024

Aos 41 anos e 113 dias, Pepe torna-se o jogador mais velho de sempre a jogar um Europeu

O tempo parece não passar pelo veterano que já joga de quinas ao peito desde 2007. Na terça-feira, na vitória suada frente à Chéquia, o patrão da defesa lusa foi titular e jogou os 90 minutos na sua 20.ª partida em fases finais do Euro, superando, assim, outro atleta português.

Gabriel Mota Figueiredo

Ana Isabel Pinto

Pepe tornou-se, na terça-feira, o futebolista mais velho de sempre a participar na fase final de um Campeonato da Europa. No dia em que cumpriu a 138.ª internacionalização pela Seleção Nacional, o defesa central superou João Moutinho e subiu ao segundo posto da lista de atletas com mais jogos no prova de seleções europeias.

Aos 41 anos e 113 dias, Kepler Laveran de Lima Ferreira, ou simplesmente Pepe, inscreveu o seu nome nos livros de história do futebol europeu ao tornar-se o jogador mais velho a alinhar numa partida de um Europeu e logo com uma vitória frente à Chéquia, por 2-1.

O antigo detentor do recorde era o guarda-redes húngaro Gábor Király - sim, aquele que jogava de calças e que defrontou Portugal em 2016 -, que tinha colocado a marca nos 40 anos e 86 dias, no dia em que defrontou a Bélgica nos oitavos de final do Euro 2016.

Para além deste feito, o ex-Real Madrid tornou-se ainda o segundo jogador com mais partidas realizadas na competição (20), superando o também português João Moutinho (19). O primeiro lugar é ocupado, naturalmente, pelo inevitável Cristiano Ronaldo, que, com o duelo frente à Chéquia, cumpriu o seu 26.º jogo em Campeonatos da Europa.

O início da história de Pepe com os Europeus remonta a 2008, ano em que Portugal foi eliminado pela Alemanha nos quartos de final. A estreia do luso-brasileiro na competição aconteceu na vitória por 2-0 no primeiro jogo da fase de grupos. De 2008 para cá marcou presença no Europeus de 2012, 2016, 2020 - jogado em 2021 devido à pandemia - e, mais recentemente, 2024.

De Maceió ao Porto, quem é Pepe, o jogador que aos 41 anos tem vários recordes de longevidade?

Mesmo já tendo ultrapassado a barreira dos 40 anos, o defesa-central, que não irá continuar no FC Porto na próxima temporada, continua a apresentar disponibilidade física e a rubricar exibições de grande nível.

Pepe estreou-se de quinas ao peito pela mão do conterrâneo Luís Felipe Scolari, em 2007, numa partida a contar para a qualificação para o Euro 2008. Desde então, tem sido presença assídua nas convocatórias, sendo já o terceiro atleta com mais jogos pela Seleção (138), só atrás de João Moutinho (146) e Cristiano Ronaldo (208).

A Seleção Nacional volta a entrar em ação no sábado, às 17:00, frente à Turquia, equipa que também venceu na partida inaugural no Euro 2024, ante a Geórgia, por 3-1.

Últimas