O quarto dia de emoções no Euro 2024 marca a entrada em ação de mais duas candidatas ao título, uma mais efetiva que a outra.
Se os belgas sonham com um feito inédito, ainda que o auge da “geração de ouro” tenha já ficado para trás, os franceses, na qualidade de bicampeões europeus (1984 e 2000) e de campeões do mundo em 2018 e 'vices' no último Mundial, surgem no pódio do lote de favoritos à vitória final.
Roménia-Ucrânia (14:00)
No primeiro jogo do grupo E estará, de um lado, a outsider Roménia, que superou a fase de grupos apenas uma vez em cinco participações, curiosamente em 2000, edição na qual, a par de Portugal, seguiu para os “quartos” deixando para trás Inglaterra e Alemanha.
Do outro lado, está uma seleção ucraniana que luta por dar uma alegria a um povo que sofre com o flagelo da guerra há mais de dois anos.
Um jogo que se disputa na Allianz Arena, em Munique, com arbitragem do sueco Glenn Nyberg.
A figura da Roménia: Nicolae Stanciu
Aos 31 anos, o experiente capitão da Roménia é o jogador no qual os adeptos romenos maiores esperanças depositam neste Europeu.
Tecnicamente acima da média, é um agregador no balneário. Cumpre atualmente a segunda passagem pelo futebol saudita (Damac), mas no currículo soma diversas incursões pelo futebol europeu.
A figura da Ucrânia: Artem Dovbyk
O ponta de lança de 26 anos foi uma das figuras de proa na incrível campanha do Girona na última edição da Liga espanhola.
Um finalizador nato que tem uma relação apaixonante com o golo. É nele que a equipa e o povo ucraniano acreditam que poderá estar a chave para uma participação sólida neste Europeu.
- Onze provável da Roménia: Nița; Rațiu, Drăgușin, Rus e Bancu; Marius Marin e Răzvan Marin; Stanciu, Man, Drăguș e Mihăila
- Onze provável da Ucrânia: Lunin; Konoplia, Zabarnyi, Matviyenko e Zinchenko; Shaparenko, Stepanenko e Sudakov; Tsygankov, Dovbyk e Mudryk
Um jogo que poderá acompanhar aqui, a partir das 14:00.
Bélgica-Eslováquia (17:00)
Os “diabos vermelhos” partem para o Euro 2024 com um estatuto que lhes permite figurar numa segunda linha de favoritos ao título. Há talento, sim, mas também o houve em 2016 e 2020.
O problema belga é que a maioria dos craques são os mesmos e a frescura e capacidade de ‘explosão’ não serão semelhantes à de Europeus anteriores.
O segundo jogo do dia realiza-se no Deutsche Bank Park, em Frankurt, e será arbitrado pelo turco Halil Umut Meler.
A figura da Bélgica: Kevin De Bruyne
É sem dúvida um dos melhores jogadores da atualidade. O maestro do meio-campo do Manchester City e dos “Red Devils” destaca-se pela habilidade com os dois pés.
Extremamente criativo e com passes milimétricos, o jogador de 32 anos reúne diversas qualidades importantes no futebol moderno: rapidez, inteligência e qualidade técnica muito acima da média, caindo nas graças de Pep Guardiola.
A figura da Eslováquia: Milan Skriniar
No nome tem a cidade que o viu afirmar-se num patamar de elite do futebol europeu. As seis temporadas do central eslovaco no Inter de Milão foram de uma consistência exibicional destacável. Rumou ao PSG na última época.
Aos 29 anos, é o comandante da defesa eslovaca e faz do jogo aéreo e da potência física duas das maiores armas em campo.
- Onze provável da Bélgica: Casteels; Faes, Witsel e De Cuyper; Castagne, Mangala, Onana e Doku; Trossard, Lukaku e De Bruyne
- Onze provável da Eslováquia: Dúbravka; Pekarík, Vavro, Škriniar e Hancko; Kucka, Lobotka e Duda; Schranz, Boženík e Haraslín
Um jogo que poderá acompanhar aqui, a partir das 17:00.
Áustria-França (20:00)
No jogo que encerra a primeira jornada do grupo D, a seleção austríaca procura, pelo menos, repetir o feito inédito alcançado no Euro2020 e voltar a apurar-se para a fase a eliminar do torneio. Todavia, enfrenta uma missão hercúlea na estreia.
A França parte para este Europeu com a legítima ambição de reconquistar o “velho continente” 24 anos depois do último título. Os campeões do mundo de 2018 e 'vices' no último Mundial surgem inevitavelmente no pódio do lote de favoritos à conquista do Euro 2024.
O último duelo do dia decorre na Merkur Spiel-Arena, em Dusseldorf, e conta com a arbitragem do espanhol Gil Manzano.
A figura da Áustria: Marcel Sabitzer
Um craque que conhece bem a Alemanha e a Bundesliga, campeonato no qual compete desde 2015. Na última época foi um dos jogadores-chave do Borussia Dortmund, finalista da Liga dos Campeões.
Aos 30 anos, Sabitzer é um médio-ofensivo que desempenha tarefas em diferentes zonas do campo com o mesmo grau de qualidade.
A figura da França: Kylian Mbappé
Platini, Zidane e agora Mbappé. O avançado de 25 anos é o herdeiro da camisola 10 e da braçadeira de capitão da seleção gaulesa.
Chega à competição depois de abandonar o Paris Saint-Germain e assinar pelo seu "clube de sonho", o Real Madrid.
A velocidade e o recorte técnico, aos quais se junta a veia goleadora, fazem dele um dos melhores jogadores da atualidade e um dos sucessores da geração Ronaldo-Messi.
- Onze provável da Áustria: Pentz; Posch, Lienhart, Trauner e Mwene; Laimer e Seiwald; Wimmer, Sabitzer e Baumgartner; Gregoritsch
- Onze provável da França: Maignan; Koundé, Saliba, Upamecano e Hernández; Griezmann, Kanté e Rabiot; Dembélé, Thuram e Mbappé
Um jogo que poderá acompanhar aqui, a partir das 20:00.