Vídeos

Uma Inglaterra com sede de vitória e as mensagens arrepiantes enviadas aos jogadores da Ucrânia

Rumo ao Euro, vamos conhecer a seleção de Inglaterra que procura a redenção no torneio deste verão, depois de ter ficado tão perto de vencer o Euro 2020, e o testemunho do talismã da Ucrânia, Oleksandr Zinchenko, com o país que representa em guerra.

SIC Notícias

“Jogar por Inglaterra é um enorme privilégio. Jogamos sem medo. Quanto maior for a pressão, melhores são os jogos. A mentalidade deste grupo é exigir muito uns dos outros. Exigimos vencer jogos de futebol. A exigência nunca acaba. O nosso objetivo é ser a melhor equipa do mundo”. Harry Maguire

Para a Inglaterra e o seu central de 31 anos, Harry Maguire, o Euro 2024 marca o início de uma nova oportunidade para correrem atrás do título que lhes escapa.

Os Três Leões procuram a redenção no torneio deste verão, tendo ficado tão perto de vencer o Euro 2020.

“Fizemos um torneio incrível. Chegámos à final perante os nossos adeptos no nosso país. Sabíamos que o ambiente iria ser eletrizante. Acordámos de manhã com entusiasmo, nervos e adrenalina. Foi uma montanha-russa de emoções durante o jogo, não só nas grandes penalidades”. Harry Maguire

“Ele é um incrível gestor de homens”

A Inglaterra está sob a liderança de Gareth Southgate desde 2016, fazendo dele o treinador que esteve mais tempo ao leme da seleção em 34 anos. Com 57 internacionalizações pela Inglaterra, ele sabe bem como é representar o emblema dentro e fora do campo.

“Eu lembro-me bem de ser convocado para a seleção, juntar-me à concentração no hotel, estar à frente do espelho com o equipamento de treino pela primeira vez e olhar para o emblema. Significou muito”. Gareth Southgate

Num período transformador, Southgate usou a sua experiência enquanto jogador para mudar a imagem da equipa nacional, dando ênfase à união.

“Ele é um incrível gestor de homens. É um prazer fazer parte de uma equipa com ele. Ele deu-me a confiança, a crença de jogar muito bem pelo meu país”. Harry Maguire

Todas as 63 internacionalizações de Maguire foram sob a liderança de Southgate e 48 delas foram ao lado do guarda-redes Jordan Pickford, outra presença indiscutível desde que Southgate assumiu o comando.

“O nosso registo é muito bom. Isso não se deve só a mim mas a toda a equipa”. Jordan Pickford

Tendo sido também um defesa, ele dá muito ênfase a uma linha defensiva sólida e a Inglaterra sofreu apenas quatro golos na qualificação para o torneio deste verão, e apenas França e Portugal fizeram melhor do que esse registo.

A experiência desta dupla coloca-os em boa posição enquanto procuram dar o último passo neste verão. A Inglaterra ficou no Grupo C, onde irá enfrentar a Dinamarca numa reedição da meia-final do Euro 2020 antes de jogar contra a Eslovénia.

Mas primeiro irão defrontar a Sérvia numa cidade-anfitriã conhecida pela extração de carvão, Gelsenkirchen.

Ucrânia, um país em guerra

A seleção da Ucrânia tem jogado os seus jogos em casa no estrangeiro desde 2022. O jogo do play-off contra a Islândia foi uma ocasião especial quando se qualificaram para o Euro 2024.

“Sabemos que as nossas forças armadas estão a defender o nosso país e enviam-nos muitas mensagens. Sabíamos o quanto precisavam que ganhássemos”. Artem Dovbyk

“Sempre que recebo uma mensagem ou um vídeo fico todo arrepiado. Não é preciso mais motivação. Essa é a maior motivação.” Oleksandr Zinchenko

Com a vitória heroica, a Ucrânia qualificou-se para o quarto Euro consecutivo. Quem os liderou até aqui foi o antigo avançado, Serhiy Rebrov. Com uma carreira internacional como jogador que durou 14 anos, Rebrov foi nomeado treinador principal em junho de 2023.

Juntamente com o melhor marcador de sempre, Andriy Shevchenko, agora como presidente da Federação Ucraniana de Futebol, a nação está a operar sob uma vasta experiência.

O talismã da Ucrânia: Oleksandr Zinchenko

Shevchenko era o treinador da Ucrânia no Euro 2020, conduzindo-os à sua melhor classificação no torneio, chegando aos quartos de final, tendo Oleksander Zinchenko sido uma peça chave no seu sucesso.

“Foi um resultado fantástico para a seleção ucraniana. Espero que consigamos fazer ainda melhor da próxima vez”.

A primeira incursão de Rebrov como selecionador tem dado frutos até agora, averbando apenas uma derrota nos seus dez primeiros jogos no comando.

Com jovens talentos como Mykhailo Mudryk, que marcou o golo da vitória na final do play-off, e também Yukhym Konoplya e Georgiy Sudakov nas suas fileiras, a Ucrânia superou as adversidades, naquilo que foi uma mensagem unificadora para o país.

A equipa de Rebrov ficou no Grupo E e dará início à sua campanha contra a Roménia, defrontando depois a Eslováquia e o país que ocupa o terceiro lugar no ranking, a Bélgica.

Últimas