O presidente da Rússia reagiu, nesta quinta-feira, à eleição de Trump. Putin diz que vêm aí novos tempos e admite a abertura de Moscovo para negociar o fim da guerra na Ucrânia.
"O que [Trump] disse publicamente até agora (...), o que foi dito sobre o seu desejo de restabelecer relações com a Rússia, contribuir para acabar com a crise ucraniana merece, no mínimo, atenção", comentou, reforçando que trabalhará com "qualquer chefe de Estado que receba a confiança do povo norte-americano".
Foi no clube de debates Valdai que Vladimir Putin reagiu à eleição de Trump. O presidente da Rússia lembrou que a NATO é uma aliança militar já sem razão de ser. Já sobre a guerra na Ucrânia, Putin admitiu que, com Trump, vêm aí novos tempos, mas o porta-voz do Kremlin avisou que "nada pode ser resolvido de um dia para o outro".
De todo o mundo, continuam a ser enviadas mensagens de felicitações. O presidente da Argentina, Javier Millei, usou a rede social TikTok para dar os parabéns.
Quase a terminar a contagem oficial dos votos nos Estados Unidos, a vitória de Trump é já considerada esmagadora. Os republicanos preparam-se também para controlar o Congresso.
24 horas depois da festa, só o cão-robô que patrulha os acessos a Mar-a-Lago perturba a calma que reinou na mansão de Donald Trump, na Flórida.