Eleições nos EUA

Donald Trump e Kamala Harris apostam todas as fichas na Pensilvânia

Os dois candidatos focam-se, esta segunda-feira, num estado por onde já passaram mais de 20 vezes desde setembro. As presidenciais norte-americanas acontecem na terça-feira, numa altura em que dezenas de milhões de cidadãos já votaram de forma antecipada.

Ricardo Costa

SIC Notícias

No último dia de campanha, Donald Trump e Kamala Harris apostam todas as fichas, sobretudo, no estado da Pensilvânia, decisivo para a eleição do novo Presidente.

Um dos enviados especiais da SIC nos Estados Unidos da América, Ricardo Costa, explica que, a menos de 24 horas do início das eleições presidenciais nos EUA, Kamala Harris e Donald Trump vão aproveitar para promover ações de campanha em alguns dos estados decisivos.

A candidata irá terminar a campanha na Pensilvânia, um estado onde ambos os candidatos estiveram mais de 20 vezes desde setembro.

Como funcionam as eleições norte-americanas? Um guia para as presidenciais nos EUA

Nesta altura, as mensagens de Trump e Kamala começam a "afunilar", explica Ricardo.

No caso da democrata a aposta total assenta sobre dois pontos:

"Por um lado, o da manutenção da democracia – a importância de não se votar em alguém que pôs em causa a democracia com a tentativa de invasão do capitólio - e o facto das mulheres deverem concentrar-se para votar em Kamala para poderem ser donas do seu destino, das suas opiniões e dos seus desejos, nomeadamente no tema da interrupção voluntária da gravidez."

Já do lado do republicano "as teclas são sempre as mesmas", nota o jornalista da SIC, referindo-se aos temas em que Trump habitualmente insiste: o aumento do custo de vida, a economia, a imigração e o crime.

As eleições norte-americanas estão agendadas para terça-feira, dia 5 de novembro, contudo mais de 70 milhões de eleitores já exerceram o seu direito de voto.

Últimas