Eleições nos EUA

"Mais do que indecisos entre Trump e Harris, há mais a questão de quem é que vai votar"

Pedro Cordeiro, editor de internacional do Expresso, comenta a que sondagem dá vitória a Kamala Harris no estado do Iowa, três pontos à frente de Trump, e a grande participação no voto antecipado.

SIC Notícias

Uma sondagem está a causar surpresa nos Estados Unidos. Está a colocar Kamala Harris à frente de Donald Trump no estado do Iowa, onde os democratas não ganham desde 2012.

"Temos que olhar sempre para as sondagens e para as previsões nas eleições presidenciais americanas com enorme prudência (...) É de uma entidade altamente renomeada e que tem um bom currículo de previsões, mas é tão tão fora do baralho (...) que tem de ser encarado com muita cautela porque não há mais nenhuma sondagem que indique uma coisa deste género".

Mais de 76 milhões de votos antecipados

A menos de 24 horas da abertura das urnas, milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente. Os últimos dados dizem que votaram mais de 76 milhões de eleitores, incluindo Kamala Harris, que votou por correspondência.

"Significa uma participação bastante acrescida, significa entusiasmo pelas eleições, significa que há um eleitorado interessado".

Desde as últimas eleições que o voto antecipado ganhou importância, as presidenciais de 2020 aconteceram em plena crise covid-19 pelo que foram ativados métodos de votação antecipada e foi estimulada a votação antecipada para evitar a concentração no último dia, "um hábito que muitos americanos parecem ter adquirido".

"Isto permite, uma vez que os eleitores americanos podem, quando fazem o seu recenseamento, indicar se são democratas ou republicanos, também podem não indicar nada, a leitura da participação, permite perceber quem é que está a votar mais e menos (...) nesta fase final, mais do que indecisos entre Trump e Harris, eu acho que nós temos mais a questão de quem é que vai votar ou não".

Últimas