Eleições Legislativas

Ainda não sabe em quem votar? Dois alunos criam plataforma de inteligência artificial para ajudar eleitores

A inteligência artificial entrou na campanha para as legislativas. Será um atalho que, em segundos, pode ajudar os (ainda) indecisos a encontrar respostas à pergunta: 'em quem vou votar?'.

Márcia Torres

José Vaio

Lúcia Amorim

Dois estudantes da Universidade do Porto criaram uma plataforma online que permite aos eleitores tirar dúvidas sobre os programas dos partidos com assento parlamentar. O assistente, baseado em inteligência artificial, é gratuito e já foi procurado por milhares de utilizadores.

"A ideia 'Voto AI' surgiu há dois meses, quando eu e o Filipe estávamos à conversa e ele perguntou-se sobre as medidas de um partido em relação à imigração. Não soube responder. Então, na altura, pensámos em ir aos programas eleitorais, mas são tão extensos que decidimos criar um assistente", explicou, à SIC, João Barão.

Não há limite de perguntas nesta plataforma gratuita, que compara os programas eleitorais dos partidos com assento parlamentar e que pretende ser uma alternativa imparcial para auxiliar os eleitores.

"O 'Voto AI' vai apenas aos programas oficiais. Até fizemos testes com medidas concretas de partidos específicos e o ChatGPT, por exemplo, errava e dava informações desatualizadas, enquanto o nosso é mais objetivo", sublinhou Filipe Barros.

O assistente, procurado por milhares de utilizadores, foi criado no âmbito de um projeto curricular por estes dois finalistas da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, das Faculdades de Ciência e de Engenharia da Universidade do Porto.

Últimas