Dois estudantes da Universidade do Porto criaram uma plataforma online que permite aos eleitores tirar dúvidas sobre os programas dos partidos com assento parlamentar. O assistente, baseado em inteligência artificial, é gratuito e já foi procurado por milhares de utilizadores.
"A ideia 'Voto AI' surgiu há dois meses, quando eu e o Filipe estávamos à conversa e ele perguntou-se sobre as medidas de um partido em relação à imigração. Não soube responder. Então, na altura, pensámos em ir aos programas eleitorais, mas são tão extensos que decidimos criar um assistente", explicou, à SIC, João Barão.
Não há limite de perguntas nesta plataforma gratuita, que compara os programas eleitorais dos partidos com assento parlamentar e que pretende ser uma alternativa imparcial para auxiliar os eleitores.
"O 'Voto AI' vai apenas aos programas oficiais. Até fizemos testes com medidas concretas de partidos específicos e o ChatGPT, por exemplo, errava e dava informações desatualizadas, enquanto o nosso é mais objetivo", sublinhou Filipe Barros.
O assistente, procurado por milhares de utilizadores, foi criado no âmbito de um projeto curricular por estes dois finalistas da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, das Faculdades de Ciência e de Engenharia da Universidade do Porto.