Eleições Legislativas

Dos cliques aos votos: como os partidos fazem campanha nas redes sociais

A campanha eleitoral também se faz nas redes sociais e o Instagram é um dos palcos principais. André Ventura é o candidato com o maior número de seguidores.

Amanda Martins

Daniel Fernandes

A tentativa de captar votos faz-se na rua e no telemóvel. As redes sociais são cada vez mais uma prioridade dos partidos.  

Os vídeos das ações na rua são os mais vistos e, em matéria de redes sociais, André Ventura é o vencedor. Tem quase 440 mil seguidores no TikTok e mais de meio milhão no Instagram. Quase a chegar aos 100 mil seguidores está a página de Mariana Mortágua. A Iniciativa Liberal já ultrapassou essa marca, com muitas publicações destinadas aos jovens. 

As publicações nas duas redes sociais são praticamente as mesmas, como acontece com todos os partidos. Há sondagens e vídeos para quase todos os gostos e com uma linguagem própria. 

A internet é terreno fértil para ataques aos adversários, com mais ou menos sentido de humor. Da descontração para a seriedade, no final, todos fazem o mesmo apelo. Porque a meio da corrida até à meta, a velocidade da presença online não está para moderação.

Últimas