Eleições Legislativas

Ferro Rodrigues diz que Marcelo tem de "indigitar Montenegro primeiro-ministro"

O ex-presidente da Assembleia da República responsabiliza, em parte, o poder judicial pela instabilidade política.

Carolina Rico

Eduardo Ferro Rodrigues considera que Marcelo Rebelo de Sousa terá de nomear Luís Montenegro como primeiro-ministro, confiando que o líder da Aliança Democrática (AD) vai manter a palavra dada no "não é não" ao Chega.

Apesar dos resultados fracos nas urnas, “o Presidente da República só tem um caminho: indigitar Luís Montenegro como primeiro-ministro", defende o ex-presidente da Assembleia da República, esta segunda-feira, em declarações à TSF.

Ferro Rodrigues acredita que os portugueses não terão de regressar às urnas nos próximos tempos, mas nota que “é preciso dar tempo” à AD para organizar o Governo e ao Partido Socialista para “reconstruir” a esquerda com força suficiente para fazer frente à extrema-direita.

O socialista lembra que “não é apenas em Portugal que estas forças reacionárias têm tido e demonstrado muita força” - pelo contrário, “têm crescido em todo o mundo”, - mas considera que a interrupção da legislatura pode ter contribuído para o crescimento do partido de André Ventura.

Mais concretamente, diz Ferro Rodrigues, “a grosseira intervenção do poder judicial no poder político”, que “pôs em causa a estabilidade política no Estado de direito democrata” e ajudou a ampliar o sentimento de “descontentamento”.

Últimas