Eleições Legislativas

"Touradas só na cama": PAN lança nova campanha pela abolição da tauromaquia

O cartaz do PAN foi afixado perto do Campo Pequeno e faz parte de uma campanha pela abolição da tauromaquia "já em 2024".

SIC Notícias

A poucos dias do início da campanha eleitoral, o PAN apresentou, no Campo Pequeno, um novo cartaz contra as touradas. Sob o lema “Touradas só na cama e com consentimento”, o partido liderado por Inês de Sousa Real quer acabar com o financiamento público desta prática cultural.

“O PAN defende que esta atividade cruel, que causa tanto sofrimento animal, seja abolida já em 2024”, avança o partido em comunicado.

A porta-voz do partido sublinha que “a atividade tauromáquica recebe todos os anos 19 milhões de euros do Estado, dinheiro que é de todos os contribuintes, ao invés de serem canalizados para a verdadeira cultura ou para a promoção do bem-estar animal”.

Acrescenta que também a tauromaquia “recebe inclusive fundos comunitários do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum” que, segundo Inês de Sousa Real, “deviam ser investidos na conservação ambiental e no combate às alterações climáticas”.

“Estes fundos dariam também para garantir, por exemplo, transportes públicos gratuitos para mais de 600 mil pessoas em Portugal ou para investir em necessidades do país, como a agricultura biológica, saúde, a educação ou a habitação”, prossegue.

O PAN sublinha ainda que em 2023 foi realizado “o valor mais baixo de sempre” de espetáculos tauromáquicos, o que “demonstra o declínio deste setor e a crescente vontade da sociedade portuguesa abolir esta prática”.

Últimas