Saíram duas sondagens esta sexta-feira que dão vitória à Aliança Democrática. Na da TVI/CNN, a coligação PSD/CDS/PPM tem vantagem de 3% sob o PS. Já a da RTP/Público, Luís Montenegro distancia-se mais de Pedro Nuno Santos por 5%.
Após o debate entre os dois líderes partidários do PS e PSD, saem novas sondagens.
Na da TVI/CNN, de acordo com uma sondagem feita pela Duplimétrica-IPESPE, a AD tem um resultado de 24% nas intenções de voto. Já o PS encontra-se com menos três pontos percentuais, 21%.
A terceira força política permanece a mesma, o Chega, mas com uma subida até aos 16%.
Num cenário em que os indecisos são representados em 19%, estas percentagens podem flutuar consoante a sua decisão futura.
O quarto e quinto lugar permanece, também, aos mesmos: Iniciativa Liberal, com 6%, e Bloco de Esquerda, com 4%, respetivamente.
O Livre sobe para 3%, tomando o lugar da CDU que se encontra no 1% juntamente com o PAN.
Na sondagem da Universidade Católica para a RTP, Público e Antena 1, a coligação do PSD, CDS-PP, PPM, também tem uma vitória nas intenções de voto e mais expressiva nos 27%.
A distância é maior para o Partido Socialista, que registou 22% nas intenções de voto.
Quando o PSD mais sobe, mais desce o Chega e, por isso, apesar de permanecer também a terceira força política nesta sondagem, regista 13% nas intenções.
A Iniciativa Liberal segue-se com 4% à frente do Bloco de Esquerda que regista 3%.
O Livre regista 2%, seguido da CDU e PAN com 1%.
Em termos de opinião, a sondagem da Católica ainda perguntou aos inquiridos sobre quem acham que vai ganhar as eleições a 10 de março, independentemente da sua inclinação partidária.
41% respondeu a AD e 38% o PS.
Já em relação ao Chega, apenas 4% considera que o partido será o mais votado.
O melhor primeiro-ministro
Na sondagem da RTP/Público, 46% dos 1284 inquiridos consideram que Luís Montenegro seria melhor líder contra os 36% que consideram que seria Pedro Nuno Santos.