Eleições Legislativas

Igreja tem a missão de "sensibilizar" para voto nas legislativas, diz D. Américo Aguiar

D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, almoçou esta quarta-feira com a cabeça de lista da AD do círculo eleitoral de Setúbal e na quinta-feira vai almoçar com Ana Catarina Mendes, cabeça de lista do PS, na Casa Episcopal.

MIGUEL A. LOPES

SIC Notícias

D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, apelou ao voto nas eleições legislativas, uma vez que, na sua opinião, a Igreja tem de "se meter na política", adianta a Renascença.

"A Igreja tem toda a obrigação de se meter na política", disse D. Américo, citado pela Renascença, esclarecendo que fala de "quando a política significa tratar da coisa pública" e "não da partidária".

Em declarações aos jornalistas, o cardeal destaca, no entanto, que um membro do clero não deve apelar a que "votem em A ou em B".

O responsável considera ainda que é missão da Igreja criar "condições para os cidadãos serem informados" sobre as propostas e depois, "provocar, insistir e sensibilizar" para o voto.

D. Américo Aguiar convidou os cabeças de lista do círculo eleitoral de Setúbal para almoçar na Casa Episcopal. Esta quarta-feira foi a vez de Luís Montenegro com Teresa Morais, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições legislativas. Na quinta-feira é a vez de Ana Catarina Mendes, cabeça de lista do PS.

As eleições legislativas antecipadas acontecem a 10 de março.

Últimas