Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público revela que a Aliança Democrática (PSD, CDS e PPM) sairia vencedora, com 32%, se as eleições fossem esta terça-feira.
Se as eleições fossem hoje, a coligação tripartidária reuniria os votos de 23% dos portugueses, segundo a nova sondagem divulgada esta terça-feira.
Das 1.192 pessoas inquiridas, 20% revelaram que têm intenção de votar no PS colocando assim o partido liderado por Pedro Nuno Santos em segundo lugar.
O Chega surge no terceiro posto com 14%, a IL em quarto com 4%, o BE também com 4%, segue-se o Livre com 2%, a CDU igualmente com 2% e por fim o PAN com 1%.
No entanto, considerando apenas as intenções de voto dos inquiridos que garantem que vão votar nas legislativas, a sondagem aponta para uma vitória de 32% da AD. O PS vem logo de seguida com 28% e o Chega reúne 19% das intenções de voto. IL (6%), Bloco de Esquerda (5%), Livre (3%), CDU (2%) e PAN (1%) completam a lista.
O estudo, realizado entre os dias 24 de janeiro e 1 de fevereiro, estima 4% de votos brancos, nulos ou em outros partidos e revela uma percentagem de indecisos de 20%. A sondagem tem uma margem de erro de mais ou menos 2,8%.