Os eleitores portugueses poderão votar antecipadamente e em mobilidade nas eleições legislativas a 3 março (sete dias antes do dia marcado a 10 de março). Mas é preciso manifestar essa vontade de antemão. Vamos saber como.
Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu voto antecipadamente pode fazê-lo numa mesa de voto em mobilidade, escolhida de acordo com a preferência e necessidade.
As eleições legislativas estão marcadas para 10 de março, mas poderá votar antes e também em mobilidade, caso esteja longe da sua zona de recenseamento nesse dia.
Para que tal aconteça, terá de manifestar a sua intenção de votar antecipadamente em mobilidade entre 25 e 29 de fevereiro, tendo apenas quatro dias para o fazer.
Como?
Basta fazê-lo na Administração Eleitoral da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, por meio eletrónico (no site em link) ou via postal.
Os dados que terá de fornecer para efetuar este pedido online são:
- Nome completo
- Data de nascimento
- Número de identificação civil
- Morada
- Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o voto
- Endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico
Se for por via postal, terá de preencher e enviar um requerimento (até 29 de fevereiro).
No dia da votação antecipada e/ou em mobilidade, a 3 de março, terá de se apresentar na mesa de voto escolhida por si, identificar-se e receber o boletim de voto.