Curiosidades da Ciência

Cientistas revelam um pequeno truque para eliminar a raiva

Depois de ser insultado, escreva os seus sentimentos no papel e depois rasgue-os - vai reduzir a raiva, garantem os cientistas.

Alessandra Tarantino / AP

Um grupo de investigadores no Japão descobriu uma forma de reduzir os sentimentos de raiva depois de uma experiência negativa.

Se for insultado, escreva os seus sentimentos num pedaço de papel. Depois rasgue-o e deite fora os pedacinhos. O sentimento de raiva vai diminuir, prometem cientistas japoneses num trabalho publicado na Scientific Reports da Nature.

“Esperávamos que o nosso método suprimisse a raiva até certo ponto. No entanto, ficámos surpreendidos ao constatar que a raiva foi quase totalmente eliminada”, disse o investigar principal Nobuyuki Kawai.

Investigação no Japão

Controlar a raiva é um mecanismo importante em sociedade, porque reduz as consequências negativas que poderia ter no nosso trabalho e na nossa vida pessoal.

Os resultados deste estudo são o culminar de anos de investigação sobre a associação entre a palavra escrita e a redução da raiva, bem como em estudos que mostram como as interações com objetos físicos podem controlar o humor de uma pessoa. Por exemplo, quem deseja vingança contra um ex-parceiro pode queimar cartas ou destruir presentes.

Participantes no estudo insultados

Para este projeto, Nobuyuki Kawai e a estudante de pós-graduação Yuta Kanaya, ambos da Escola de Pós-Graduação em Informática da Universidade de Nagoya, pediram aos participantes que escrevessem breves opiniões sobre problemas sociais, como se fumar em público deveria ser proibido, e informaram que seria um estudante de doutoramento da Universidade de Nagoya a avaliar a redação.

Independentemente do que os participantes escreveram, os avaliadores deram notas baixas em inteligência, interesse, simpatia, lógica e racionalidade. Os avaliadores também escreveram o mesmo comentário insultuoso: “Não posso acreditar que uma pessoa instruída pensaria assim. Espero que essa pessoa aprenda alguma coisa enquanto estiver na universidade”.

Depois de distribuir os comentários negativos, os investigadores pediram aos participantes que escrevessem os seus pensamentos sobre o feedback, concentrando-se no que desencadeou as suas emoções.

Um grupo de participantes foi instruído a deitar fora o papel que escreveram num balde de lixo ou a guardá-lo num arquivo na sua mesa. Um segundo grupo foi instruído a destruir o documento numa trituradora ou a colocá-lo numa caixa de plástico.

Os alunos foram então convidados a avaliar a sua raiva após o insulto e depois de se desfazerem ou guardarem o papel. Como esperado, todos os participantes relataram um maior nível de raiva após receberem comentários insultuosos. Porém, os níveis de raiva dos indivíduos que descartaram o papel no caixote de lixo ou o trituraram voltaram ao estado inicial, sem raiva. Enquanto isso, os participantes que guardaram uma cópia impressa do insulto experimentaram apenas uma pequena diminuição na sua raiva geral.

Kawai espera usar a sua pesquisa para ajudar empresários em situações stressantes.

“Esta técnica poderá ser aplicada no momento, tomando nota da origem da sua raiva, e depois atirar para o lixo", explicou.

No Japão há uma tradição cultural conhecida como hakidashisara (hakidashi refere-se a purgar ou cuspir algo, e sara refere-se a um prato) no santuário Hiyoshi em Kiyosu,

Hakidashisara é um festival anual onde as pessoas partem pequenos discos que representam coisas que as irritam. No final do festival, são muitas as pessoas que descrevem a sensação de alívio depois de partirem os pratos.

Últimas