O portal dos serviços do Ministério da Saúde relacionados com a covid-19 foram retomados. A página esteve em baixo na quinta-feira, devido à elevada afluência aos autoagendamentos. Contudo, esta sexta-feira, já é possível pedir a senha digital, fazer o agendamento, pedir a declaração provisória de isolamento profilático e, ainda, a lista de ADR e postos de colheita.
O site continua em manutenção, mas os serviços associados à covid-19 estão garantidos.
Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, também já tinha adiantado que o acesso ao portal estava a ser condicionado pela grande afluência, considerando que isso comprovava a “grande adesão” à terceira dose.
O problema surgiu no dia em que arrancou a vacinação contra a covid-19 para alunos e professores, que irá decorrer exclusivamente até domingo. Porém, o coordenador do plano de vacinação, coronel Penha Gonçalves, confirmou que o processo de inoculação pode prolongar-se para a próxima semana.
A plataforma permite aos utentes escolher o local onde querem ser vacinados e escolher as datas que lhes são sugeridas. No caso de não haver vaga, podem ficarem em lista de espera ou escolher outro centro de vacinação, e também aceder a uma senha digital para a “Casa Aberta”, de modo a evitar filas de espera.
SAIBA MAIS
- Ministro faz balanço “muito positivo” do acolhimento de crianças nas escolas
- Covid-19: o que acontece quando se deteta um infetado numa viagem aérea ou marítima?
- Covid-19: Macron assume “totalmente” que quer chatear franceses não vacinados
- Covid-19: quase 50 mil crianças vacinadas esta quinta-feira
- Covid-19: coordenador do plano de vacinação admite “instabilidades no portal” devido a “picos de afluência”