Durante a última semana, as farmácias em todo o território nacional receberam cerca de 1,3 milhões de unidades de autotestes e mais 140 mil unidades de testes de uso profissional, segundo dados da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA).
Desde que a estratégia nacional de testes à covid-19 permite a utilização de autotestes pelos cidadãos, já foram distribuídos cerca de 5 milhões de testes rápidos às farmácias comunitárias.
A ADIFA assegura que a "distribuição farmacêutica de serviço completo tem vindo a dar resposta diariamente às diferentes necessidades" e que tem contribuído "para um acesso adequado e contínuo a equipamentos de proteção individual, álcool gel, autotestes em todo o país", para além do abastecimento "dos mais variados medicamentos, dispositivos médicos e restantes tecnologias de saúde".
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) confirma um aumento de procura de autotestes, sobretudo nas grandes cidades.
Este consumo "repentino veio baralhar a logística que estava preparada" para a distribuição de autotestes nas semanas anteriores ao Natal, explica o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, à SIC Notícias.
As entregas de autotestes vão por isso ser antecipadas, assegurando assim a reposição de stocks nos próximos dias.
SAIBA MAIS:
- Covid-19: procura de testes aumenta no fim de semana para aceder a bares e discotecas
- Covid-19: procura por testes gratuitos aumenta em Lisboa e no Porto
- Ordem dos Farmacêuticos pede maior envolvimento das autarquias para aumentar testagem à covid-19
- Covid-19: Portugal pode ultrapassar as 480 casos por 100 mil habitantes em menos de 15 dias
- Governo vai aumentar valor da comparticipação dos testes rápidos