Os internamentos por covid-19 estão a subir há mais de duas semanas. A maior preocupação são as unidades de cuidados intensivos (UCI), onde existe muitas pessoas não vacinadas. Os especialistas dizem que é preciso acelerar a vacinação da terceira dose e reorganizar o sistema.
A linha vermelha traçada pelas autoridades de saúde são 250 camas ocupadas com doentes covid-19. Ao chegar a este limite, os hospitais devem pôr em prática os planos de contingência.
Para já, Portugal está ainda longe desse valor devido à elevada taxa de vacinação. No entanto, há mais de duas semanas que a tendência dos internamentos tem sido crescente. Nesta fase, os especialistas deixam um alerta: é preciso preparar uma resposta adequada à quinta vaga da pandemia.
O reforço da vacinação com a terceira dose é essencial. Em várias UCI, as pessoas internadas não estão vacinadas – como é o caso de Coimbra e Madeira. O mesmo acontece noutros países da Europa, o que já motivou um alerta por parte da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa). A vacinação continua a ser melhor forma de evitar a doença grave e a morte.
A falta de meios humanos no Serviço Nacional de Saúde é um dos problemas que para enfrentar a quinta vaga da covid-19.
SAIBA MAIS:
- Portugal ultrapassa os 3 mil novos casos diários de covid-19, anuncia a ministra da Saúde
- Número de internados nos hospitais dispara nas últimas semanas
- OMS considera que é altura para debater obrigatoridade da vacina contra a covid-19
- Von der Leyen quer convencer europeus a vacinarem-se
- Costa só falará sobre medidas na 5.ª feira
- União Europeia em situação de "risco muito elevado" nas próximas semanas
- Os fatores a ter em conta no processo de vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos
- Primeiro-ministro termina reuniões com os partidos sobre evolução da pandemia