Espanha foi excluída da lista de países para onde os britânicos podem viajar sem terem de fazer quarentena no regresso.
O anúncio foi feito este sábado pelo Departamento de Transporte do Governo britânico, que obriga também à quarentena os passageiros provenientes das Canárias e Baleares, ao contrário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que considera as ilhas seguras para viajar.
A Escócia confirmou a decisão, juntamente com a Irlanda do Norte e País de Gales.
O Governo aconselhou ainda quem está em Espanha a cumprir as regras locais e a manter a data de regresso inicial.
A decisão é anunciada numa altura em que Espanha regista mais de 1.500 novos casos diários de Covid-19.
Governo diz que Espanha é um país seguro
Na reação a esta notícia, o Governo de Madrid garantiu que Espanha é um país seguro com surtos localizados, isolados e controlados.
Num comunicado citado pela agência Reuters, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que Espanha "respeita a decisão do Reino Unido" e que estava em contacto com as autoridades britânicas.
Governo português critica decisão do Reino Unido de excluir Portugal do corredor turístico
O Reino Unido voltou a excluir Portugal da lista de destinos seguros.
Estónia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia e o arquipélago St. Vincent, nas Caraíbas, foram acrescentados à lista pelo Ministério dos Transportes britânico, na sequência de uma avaliação dos risco de infeção com Covid-19.
O Ministério dos Transportes acrescenta que a reavaliação desta lista continua a ser feita cada quatro semanas, mas acrescenta que poderá introduzir "alterações semanalmente (se necessário), para refletir o panorama em alteração da saúde internacional" e impor restrições se a situação de saúde de um país se deteriorar.