O português infetado com o novo coronavírus num navio de cruzeiros no Japão foi hoje transferido para um hospital na cidade de Okazaki, na província de Aichi, informou a sua mulher, Emmanuelle Maranhão.
A mulher do português infetado com o novo coronavírus, Adriano Maranhão, queixa-se da falta de apoio do Estado e da dificuldade no acesso à informação. Emmanuelle Maranhão disse esta manhã à SIC Notícias que a última vez que falaram, notou que o marido está apreensivo.
Na segunda-feira, a diretora-geral da Saúde dissera que o português, canalizador no navio de cruzeiros atracado no porto japonês de Yokohama, seria enviado esta madrugada para um hospital de referência local.
Graça Freitas explicou que os sintomas do tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess indicavam que a situação não fosse grave e expressou a sua “empatia e simpatia” para com a família do trabalhador português, cuja mulher tem manifestado, em declarações à comunicação social, queixas de falta de acompanhamento da situação do marido.
A responsável afirmou que inicialmente havia suspeitas de infeção entre oito portugueses que estavam no navio - três passageiros e cinco tripulantes.
Os passageiros não acusaram a doença e, dos tripulantes, quatro tiveram resultados negativos.
Quanto a Adriano Maranhão, canalizador no Diamond Princess, não tinha inicialmente sintomas, mas o exame revelou-se positivo.
O surto do Covid-19, que começou na China no final do ano, já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil, de acordo as autoridades de saúde de cerca de 30 países afetados.
Em Portugal, já houve 14 casos suspeitos, que resultaram negativos após análises, estando um novo caso a ser avaliado.
Veja também:
- O que é o coronavírus?
- Palavras-chave: o novo coronavírus da China
- A busca por uma vacina contra o coronavírus
- O coronavírus pode ser transmitido através de encomendas vindas da China?
- OMS deu nome à doença causada pelo novo coronavírus. Porque é que isso interessa?
- Coronavírus: o que fazer para estar protegido
- O que precisa de saber sobre o novo vírus
MAPA INTERATIVO MOSTRA EM TEMPO REAL OS PAÍSES AFETADOS PELO CORONAVÍRUS