O alastrar do novo coronavírus levou a uma corrida às máscaras de proteção, sobretudo por pessoas orientais que as querem enviar para os países de origem, revela hoje o Jornal de Notícias.
Portugal já fez acionar os dispositivos de saúde pública devido ao coronavírus proveniente da China e tem em alerta o Hospital de São João, no Porto, o Curry Cabral e Estefânia, em Lisboa.
Em Portugal foram ativados os protocolos estabelecidos para situações do género, reforçando no Serviço Nacional de Saúde a linha Saúde 24, através do número 800242424, e a linha de apoio médico, para triagem e evitar que em caso de eventual contágio as pessoas não encham os centros de saúde e as urgências dos hospitais.
Alguns países, como Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e Portugal, estão a preparar com as autoridades chinesas a retirada dos seus cidadãos de Wuhan, onde também se encontram duas dezenas de portugueses.
O Governo português já anunciou que quer retirar por via aérea os portugueses retidos em Wuhan.
As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que demora entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.
Os portugueses a retirar de Wuhan serão avaliados à chegada a Portugal para determinar o risco de exposição ao novo coronavírus e só depois serão tomadas eventuais medidas de isolamento social, explicou a diretora-geral da Saúde.
DGS coordena retirada de portugueses de Wuhan
O que vai acontecer aos portugueses que regressem de Wuhan?
Sobe para 132 número de mortes provocadas pelo coronavírus na China
A China elevou para 132 mortos e mais de 5.900 infetados o balanço de vítimas do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).
As quase 6.000 infeções confirmadas mostram que já foi ultrapassado na China o número de pessoas afetadas durante a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que atingiu 5.327 pessoas entre novembro de 2002 e agosto de 2003, segundo dados oficiais.
Além do território continental da China, foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália, Canadá, Alemanha, França e Emirados Árabes Unidos.
Veja também:
- Coronavírus provoca primeira morte em Pequim
- Autoridades de Wuhan assumem responsabilidade no surto do coronavírus
- Palavras-chave: o novo coronavírus da China
- O que fazer em caso de suspeitas de infeção e como podem as pessoas prevenir-se?
- Especialista sublinha que coronavírus pode afetar qualquer pessoa