Consulta aberta

Devemos fazer exames de rotina mesmo quando nos sentimos bem?

Afinal, em que consiste um check up, temos mesmo que fazê-lo e diminui efetivamente o risco de doenças? A médica Margarida Graça Santos responde.

Margarida Graça Santos

Hoje, quando lhe pergunto porque vem à Consulta Aberta, diz-me que quer fazer um check up geral. Umas análises de rotina porque já não faz há muito tempo e apesar de não ter qualquer queixa quer confirmar que está tudo bem. E é provável que se identifique com este pedido porque estima-se que 99% dos portugueses acreditam que devem fazer exames de rotina anualmente.

Falamos de uma série de testes propostos a um indivíduo saudável, que não tem sintomas ou fatores de risco, com o objetivo de prevenir ou detetar precocemente uma doença.

São exames que não procuram nada em específico, e cujos resultados, na maioria das vezes, não nos permitem nem confirmar nem excluir totalmente determinada doença, especialmente se não forem individualizados.

Para além de poderem não ter grande utilidade, todos os exames complementares de diagnóstico em pessoas saudáveis podem ter consequências. Assista ao vídeo para saber mais.

Os estudos mostram que os portugueses dão mais importância a exames do que alterações dos estilos de vida, mas uns são bem mais baratos, fáceis de pôr em prática e eficazes a reduzir doenças do que outros, quer adivinhar quais?


Últimas