Cimeira do Clima

Al Gore defende em Paris mudanças nos meios de produção e transporte

O antigo vice-Presidente norte-americano Al Gore apelou hoje em Paris, na conferência climática, a uma mudança nos meios de produção e de transporte, defendendo-a como indispensável para evitar novas catástrofes ambientais.

No seu discurso de hoje na conferência que decorre em Bourget, nos arredores de Paris, o político norte-americano e ativista ambiental interrogou-se sobre se a humanidade deve "realmente mudar os sistemas de produção de energia, de transporte, a agricultura e as florestas e passar a um esquema de baixo carbono", refere a agência noticiosa AFP.

"A resposta é sim, e a resposta vem da própria Natureza", declarou Al Gore, que em 2007 recebeu o Prémio Nobel da Paz, com o grupo intergovernamental de peritos sobre a evolução do clima (GIEC).

Al Gore afirmou que "o telejornal, a cada noite, é como avançar à escala real pelo Livro das Revelações" (o último livro do Novo Testamento), citando a multiplicação de fenómenos climáticos extremos como furacões, secas e inundações.

A comunidade científica é, agora, "virtualmente unânime" no reconhecimento do impacto das atividades humanas sobre o clima, acrescentou o autor do documentário "Uma Verdade Inconveniente", sobre as consequências do aquecimento global.

Os representantes de 195 países estão reunidos desde segunda-feira e até dia 11 de dezembro em Paris para tentar chegar a um acordo que permita travar o aquecimento global.

Lusa

Últimas