Habitação

Novo corte nos juros pode significar descida na prestação da casa: veja as contas

Como esperado, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira um corte de 25 pontos base nas taxas de juro de referência, numa tentativa de impulsionar as economias europeias, já afetadas pela guerra comercial.

Sofia Cordeiro Coelho

O mais recente corte nos juros poderá traduzir-se num alívio nas prestações do crédito à habitação já no próximo mês. Embora as prestações dependam das taxas Euribor, que não são fixadas diretamente pelo BCE, a decisão influencia os valores de referência.

Assim, quem tem crédito à habitação com taxa variável e revisão prevista para maio poderá sentir esse alívio. Por exemplo, alguém com um empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, com um spread de 1% e Euribor a 6 meses, pagou em abril cerca de 664 euros e deverá pagar em maio 643 euros, uma poupança de 20 euros. Já um crédito de 250 mil euros, nas mesmas condições, passa de 1.106 euros para 1.072 euros, uma redução de 35 euros.

São boas notícias para quem já tem crédito à habitação, mas para quem se prepara para pedir financiamento o cenário poderá ser diferente.

Os analistas acreditam que a incerteza internacional poderá levar os bancos a subir os spreads, o que dificultaria o acesso ao crédito e contrariaria o objetivo do BCE de estimular a economia.

Últimas