Em Janeiro, as pensões sobem até 3,9%. As reformas até mil euros têm garantida uma subida de 2,6%, as que oscilem entre os mil e os três mil euros serão atualizadas em 2,1% e as mais elevadas em 1,85%.
Acresce a estes valores um aumento extraordinário de 1,25 %, nas pensões até cerca de 1.500 euros, aprovado no parlamento, no âmbito do Orçamento de Estado, contra a vontade do PSD e do executivo.
Se os 65 anos foram, durante anos, a idade da reforma, esse patamar foi gradualmente subindo e ultrapassou os 66, mas os óbitos causados pela covid-19 levaram o sistema a readaptar-se e a recuar um mês, passando a ser de 66 anos e quatro meses. No entanto, a tendência é agora de subida.
Em 2025, a idade da reforma passa para os 66 anos e sete meses, ou seja, avança três meses.
Quem se reformar antes da idade legal, sofrerá um corte de 0,5% por cada mês antecipado e, além disso, verá também ser agravado o valor associado ao fator de sustentabilidade, aplicado às pensões antecipadas.