Economia

Habitação: "Com toda a certeza 2025 continuará a trazer diminuições do valor da Euribor"

O BCE cortou os juros pela quarta vez consecutiva, o que ajuda quem tem empréstimo da casa no banco. A DECO acredita que esta não será a última descida, apesar da incerteza. Se assim for, muitas famílias terão mais dinheiro disponível ao final do mês.

Catarina Coutinho

Nuno Fróis

Paulo Tavares

O anúncio do Banco Central Europeu (BCE), que cortou os juros pela quarta vez consecutiva, já estava a ser antecipado pelos mercados. A decisão ajuda quem tem empréstimo da casa no banco.

Como até aqui, também desta vez o mercado antecipou o anúncio de Christine Lagarde. As Euribor a 3, 6 e 12 meses já estavam a rondar os 3%. No início do mês, já estavam abaixo desse valor em todos esses prazos.

"É uma boa notícia. Significa que as famílias que vão ver revistas as prestações de crédito este mês ou nos próximos vão ter uma diminuição do valor da prestação", afirma Natália Nunes, do gabinete de proteção financeira da DECO.

O alívio vai depender, por exemplo, de quanto falta pagar ao banco. A DECO acredita que esta não será a última descida anunciada pelo BCE, apesar da incerteza.

"Não se sabe o que vai acontecer na Europa, com a Alemanha, a França, a guerra. Os próprios Estados Unidos têm um grande impacto. Mas a previsão é que o BCE vá continuar a descer as taxas nos próximos meses. Com toda a certeza 2025 continuará a trazer diminuições do valor da Euribor", afirma Natália Nunes.

Se assim for, muitas famílias terão mais dinheiro disponível ao final do mês.

Últimas