Economia

Mercado gourmet valoriza azeite do Douro: "Meio litro custa 45 euros e vendemos tudo"

As quintas no Douro apostam cada vez mais na produção de azeite. O produto ganhou valor nos últimos anos e está por isso a tornar-se numa nova fonte de negócio.

Manuela Carneiro

Miguel Costa

É um bom ano para o azeite e se a qualidade está assegurada também há muita quantidade na Quinta da Boeira que aposta cada vez mais no olival. O que começou com uma pequena produção de pouco mais de 200 litros anda agora entre os 4 a 5 mil litros e é para crescer ainda mais.

O azeite já é vendido para 25 países, a preços muito acima da média: "No mercado neste momento meio litro de azeite está nos 45 euros e vendemos tudo. É um mercado gourmet".

É um mercado que valoriza a produção do Douro, que Albino Jorge entende ser o caminho para combater a crise que se vive na região.

Se nesta quinta em Alijó já se aposta numa produção intensiva, numa quinta na Régua aproveita-se o que dão as oliveiras que delimitam as parcelas das vinhas.

Durante muito tempo eram mais um elemento decorativo da paisagem, agora dão bons frutos e põem o enólogo João Menezes a cuidar também do azeite.

Uma mais valia transformada agora no que chamam "azeite boutique”, que dá outro sabor às experiências dos turistas nos dias mais frios.

O azeite sempre foi um produto que se destacou na gastronomia do Douro, mas agora tornou-se num valor acrescentado ao lado dos vinhos.

Últimas