Economia

Cerca de 21% dos trabalhadores recebe o salário mínimo nacional

De acordo com os últimos dados disponíveis, atualmente 838 mil trabalhadores recebem 820 euros. Destes, cerca de 422 mil são mulheres e 416 mil são homens, uma redução significativa na desigualdade entre géneros em comparação com os anos anteriores.

Diana Pinheiro

SIC Notícias

Quase 21% dos trabalhadores em Portugal recebe o salário mínimo nacional e, apesar da disparidade estar a diminuir entre homens e mulheres, há mais trabalhadores do sexo feminino a receberem 820 euros mensais.

Foi instituído um mês após o 25 de Abril de 1974. Em 40 anos passou de cerca de 16,5 escudos para 820 euros.

Esta foi uma subida acompanhada pela inflação, sobretudo nos últimos anos, que se traduziu na dificuldade em pagar contas para quase três em cada 10 portugueses.

Ano após ano, o valor tem vindo subir e, em contrapartida, o número de trabalhadores a receberem o salário mínimo nacional segue uma tendência de descida.

De acordo com os últimos dados disponíveis, atualmente 838 mil trabalhadores recebem 820 euros.

Destes, cerca de 422 mil são mulheres e 416 mil são homens, uma redução significativa na desigualdade entre géneros em comparação com os anos anteriores.

Também o número de jovens que recebem o salário mínimo diminuiu para cerca de 78.000 trabalhadores.

Mostram os números que o mercado de trabalho está a recorrer menos ao salário mínimo e que a população empregada tem vindo a aumentar.

Em comparação com os restantes países da União Europeia, a capacidade do poder compra com o salário mínimo português é uma das mais baixas.

Últimas