Economia

Preço do azeite pode descer entre 20% e 30%, mas quando?

Foram dois anos sempre a subir. O azeite atingiu valores históricos em épocas de seca e de fraca produção com a garrafa a custar mais de 11 euros, um aumento de 150%.

João Faiões

João Tuna

Depois de ter atingido valores recorde nos últimos dois anos, o preço do azeite pode sofrer uma redução entre 20% e 30% já a partir da próxima campanha. A quebra do consumo e o aumento de produção, previsto para o este ano, são fatores que influenciam a descida do preço.

Foram dois anos sempre a subir. O azeite atingiu valores históricos em épocas de seca e de fraca produção com a garrafa a custar mais de 11 euros, um aumento de 150%. Mas isso está prestes a mudar.

A dois meses do início da campanha deste ano os olivicultores não têm dúvidas que a produção vai estar em alta.

A redução deverá andar entre os 20 e os 30% o que fará baixar o preço da garrafa para os 6 ou 7 euros. Uma descida inevitável para retomar o consumo que caiu mais de 20% consequência do preço elevado.

O preço do azeite só não voltará aos valores praticados antes da crise porque os fatores de produção estão bastante mais caros.

O consumidor só deverá sentir o efeito da descida do preço do azeite depois da próxima campanha que será no final do ano.

Últimas