É o valor anual mais elevado desde 2019, ano em que as plataformas eletrónicas de TVDE começaram a ser obrigadas a pagar ao Estado português a chamada Contribuição de Regulação e Supervisão.
Dados avançados pelo jornal Público, mostram que estas plataformas, como é o caso da Uber e da Bolt, pagaram no ano passado, 6,4 milhões de euros à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), a entidade reguladora em Portugal.
As donas das aplicações usadas pelos motoristas têm de dar ao Estado 5% do valor que cobram aos utilizadores. A AMT prevê que a tendência de crescimento se mantenha.
O aumento do número de passageiros nas plataformas e a subida do número e valor das viagens, foram os fatores que contribuíram para este mais recente recorde dos TVDE. No ano passado, este mercado estava avaliado em mais de 500 milhões de euros.