A ASAE apreendeu 2.510 litros de óleo alimentar que estava a ser vendido como azeite. A operação, que decorreu em Portalegre, Beja e Silves, resultou ainda na instauração de dois processos-crimes.
A operação de falsificação era feita num armazém, onde, para além do óleo alimentar, foram apreendidas centenas de rótulos falsificados, uma viatura de mercadorias e documentação “indiciária da prática de crime”, num valor que ultrapassa os 28.900 euros.
“Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência, tendo os factos sido comunicados à Autoridade Judiciária”, informou a ASAE em comunicado.
As amostras de produto recolhidas vão agora ser analisadas em laboratório e a autoridade informa ainda que os rótulos serão submetidos a uma verificação dos requisitos legais de forma a apurar eventuais práticas fraudulentas.
A ASAE apela aos consumidores que estejam alerta face a ofertas de produtos com preços abaixo do expectável. Explica que, em muitos casos, são comercializadas outras substâncias que não azeite.