Economia

Afinal, porque subiu (tanto) o preço do azeite?

O preço do azeite mais do que duplicou, tendo levado a uma quebra de 1% no consumo em Portugal. Mas, afinal, porque está tão caro? A resposta prende-se sobretudo com a última campanha de azeitona na Europa.

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Catarina Lúcia Carvalho

Conceição Ribeiro

Daniela Alves

A venda de azeite caiu nos últimos meses. O preço mais do que duplicou e os clientes estão a procurar alternativas, como marcas mais baratas ou óleo de tempero.

A escassez do produto fez disparar o preço, em alguns casos quase para o dobro, e fez a venda de azeite embalado cair 1% em Portugal entre janeiro e outubro. Nas exportações, a quebra foi de 28% até setembro.

Dados do INE indicam que a produção de azeitona deverá crescer 20% este ano, mas não se espera que provoque descida dos preços a nível internacional.

Ainda assim, a modernização do olival em Portugal tem permitido um aumento da produção, numa altura em que há quebras brutais noutros países europeus devido às alterações climáticas.

A situação tem sido particularmente complicada em Espanha e Itália, os dois maiores produtores de azeite do mundo. A colheita do ano passado foi a pior de sempre.

Para assegurar a quota de mercado, muitas marcas espanholas e italianas têm recorrido ao azeite a granel português. Portugal produz cerca de 180 mil toneladas de azeite, das quais 65% é vendida a granel.

Este ano, ao contrário dos outros produtores europeus, a perspetiva nacional é de que a produção de azeite aumente 20%, algo que não deverá ter impacto no preço, alinhado com o valor internacional.

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