O preço da avaliação que os bancos fazem das casas voltou a aumentar. O setor admite uma ligeira descida na procura, por causa do aumento das taxas de juro, mas lembra que continua a existir falta de oferta.
Depois de dois meses a cair, o valor por metro quadrado da avaliação bancária das casas aumentou. Em dezembro, o valor mediano por metro quadrado para a concessão de crédito à habitação fixou-se em 1.536 euros, uma subida de seis euros face ao mês anterior.
No total, foram avaliadas mais de 29.000 casas e constatou-se que o maior aumento registou-se na zona Oeste e no Vale do Tejo. Para a imobiliária ouvida pela SIC, a Remax Portugal, a atual pressão no mercado imobiliário deve-se, entre outras razões, à pouca oferta de casas no mercado, mas também à situação financeira das famílias.
Com muitas famílias sob pressão devido ao aumento das taxas de juro no crédito à habitação, o presidente da mesma imobiliária, uma das maiores do país, acredita que a partir de junho as condições vão mudar.