Economia

Autoeuropa deixa consórcio financiado pelo PRR devido a questão ambiental

A Autoeuropa abandonou o consórcio da "fábrica do futuro" por não cumprir uma regra ambiental. Em comunicado enviado à SIC, a empresa lamenta o facto de não ser elegível ao projeto financiado pelo PRR.

João Tomás

Ricardo Tenreiro

O projeto “fábrica do futuro”, que integra 20 empresas e que pretende transformar a indústria, já não será liderado pela Volkswagen. O Ministério da Economia garante a continuidade do projeto, mas com outro fabricante.

Em causa estão questões ambientais, uma vez que o modelo da Volkswagen T-ROC é produzido em exclusivo em Portugal, à exceção do mercado chinês, e a pintura do modelo é feita com recurso a gás natural.

Por isso, a Autoeuropa abandonou o consórcio Drivolution que pretende transformar a indústria e criar a fábrica do futuro, um projeto que irá criar conhecimento na área dos carros híbridos. O consórcio integra 20 empresas e era liderado pela Autoeuropa, e 20 organismos, na maioria, universidades e politécnicos.

A Autoeuropa deixa, assim, de estar elegível no âmbito do PRR. Em comunicado enviado à SIC, a Volkswagen Autoeuropa lamenta não ser uma entidade elegível e esclarece que está a realizar um conjunto de investimentos que irão permitir reduzir as emissões de CO2 até 2027.

O problema é que o PRR acaba em 2026, o que inviabiliza a continuidade da Volkswagen na liderança deste projeto. O Ministério da Economia não revela quem irá liderar o consórcio e diz apenas que está em fase de reestruturação.


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