Economia

Levar o carro à inspeção vai ficar mais caro quase 5% em 2024

Quem conduz vai ter de contar com vários aumentos desde combustível, portagens, seguro e não só. A atualização das tarifas teve como referência a inflação média anual apurada pelo Instituto Nacional de Estatística.

Diogo Freitas Martins

SIC Notícias

A subida das rendas e o fim do IVA zero, já em janeiro, são das medidas com mais impacto na carteira dos portugueses, mas não são únicas. O gás, a água e a inspeção do carro também vão ficar mais caros.

Quem conduz vai ter de contar com vários aumentos desde combustível, portagens, seguro e não só. Levar o carro a um centro de inspeções vai ficar mais caro quase 5% em 2024.

No caso dos ligeiros, o aumento será de 1, 70 euros e para os pesados será de 2, 56 euros. A atualização das tarifas teve como referência a inflação média anual apurada pelo Instituto Nacional de Estatística.

Contas da casa também sobem

Já nas contas da casa, para além da eletricidade, também a fatura da água ficará mais cara. A entidade reguladora recomendou um aumento de, pelo menos, 3%. Mas, por causa da inflação, a entidade acredita que a subida chegue mesmo aos 8,5%.

O preço do gás não vai alterar, mas já houve um acerto em outubro - de 0,6% - e que se vai manter. No entanto, há subidas que vão pesar mais do que outras: o fim do travão às rendas trouxe um aumento de quase 7%, um dos maiores.

Mas o fim do IVA zero não fica atrás. De acordo com as contas da DECO, o término da medida pode representar um acréscimo de 20 euros no cabaz de bens essenciais.

Últimas