A Tesla vai recolher cerca de dois milhões de veículos, nos Estados Unidos, devido a problemas no sistema de condução assistida. Os carros em causa são dos Modelo S, Modelo X, Modelo 3 e Modelo Y. Na Europa, o cenário será diferente.
A empresa de carros elétricos, fundada por Elon Musk, enviou um carta à Agência de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla inglesa) para alertar que o sistema utilizado na condução assistida dos veículos pode ter uma utilização indevida, que aumentar o risco de colisão com outros veículos.
Admite também que os controlos implementados no sistema “podem não ser suficientes para evitar a utilização indevida por parte do computador”.
O design do sistema poderá causar “engajamento inadequado do motorista e dos controlos de utilização”, o que pode “levar ao uso indevido do sistema”, disse um porta-voz da empresa, citado pela AFP.
Europa sem recolhas previstas
A RDW, autoridade neerlandesa que supervisiona os Tesla na Europa, confirmou posteriormente, que não está a planear recolher veículos da marca na Europa, justificando que há diferenças entre as funções do Autopilot disponíveis nos mercados europeu e dos EUA.
As “diferenças existem, por exemplo", na forma como é feita a “monitorização dos condutores e no aviso quando o sistema é utilizado de forma abusiva”, referiu um porta-voz da RDW, citado pela Reuters, referindo-se às características específicas permitidas no nível 2 nos EUA e na Europa.
Problemas… outra vez
O sistema de piloto automático (Autopilot) já deu problemas anteriormente. Em 2021, a NHTSA iniciou um processo para averiguar 11 acidentes que envolveram veículos de socorristas parados e automóveis Tesla com o sistema de condução assistida ativado.
A companhia de Elon Musk decidiu iniciar “um recolher para atualização de software” a 5 de dezembro, avança a NHTSA, ressalvando que a decisão foi tomada “sem concordar com a análise” feita pela autoridade.
A ordem de recolha recai sobre alguns veículos Modelos S, produzidos entre 2012 e 2023 e que estejam equipados com o sistema de condução assistida, assim como todos os Modelos X, produzidos entre 2016 e 2023, todos os Modelos 3 produzidos entre 2017 e 2023 e todos os modelos Y, produzidos depois de 2020.
O sistema será atualizado para uma nova versão que irá incluir alertas adicionais para que os condutores mantenham o controlo do veículo, incluindo para “manter as mãos no volante”.
[Notícia atualizada dia 15/12 com informação da autoridade RDW]