Economia

Musk refere um “pequeno pagamento mensal” para usar o X (ex-Twitter)

Empresário justifica decisão com a necessidade de reduzir o número de robôs na plataforma.

GONZALO FUENTES

SIC Notícias

O magnata Elon Musk avançou esta segunda-feira que a rede social X poderá vir a estabelecer “um pequeno pagamento mensal” para todos os utilizadores sublinhando a necessidade de reduzir o número de robôs na plataforma.

Musk fez muitas mudanças desde que assumiu o controlo da rede social por 44 mil milhões de dólares em outubro do ano passado, quando era conhecida como Twitter.

Demitiu milhares de funcionários, introduziu uma opção paga, removeu a moderação de conteúdo e restabeleceu contas anteriormente banidas, incluindo a do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Em julho, Musk disse que a plataforma tinha perdido cerca de metade da sua receita publicitária. Os bots – contas geridas por programas de computador e não por humanos – são comuns no X, onde podem ser usados ​​para espalhar artificialmente mensagens políticas ou atiçar o ódio racial.

Numa entrevista com Musk na segunda-feira, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu levantou a questão do antissemitismo online e como a rede social X poderia “prevenir o uso de robôs – exércitos de robôs – para reproduzi-lo e espalhá-lo”.

Musk respondeu que a empresa estava a prepara-se para "um pequeno pagamento mensal pelo uso do System X”.

“É a única maneira que vejo para combater os vastos exércitos de robôs. Porque um robô custa uma fração de cêntimo - ou um décimo de cêntimo - mas se alguém tiver que pagar pelo menos alguns dólares, uma quantia menor, o custo efetivo dos robôs é muito alto".

A conversa, transmitida pela rede social, teve lugar numa altura em que o também dono do grupo automobilístico Tesla Motors está envolvido numa disputa com a Liga Anti-Difamação (ADL), uma organização judaica com sede nos Estados Unidos.

Musk acusou a ADL de fazer acusações infundadas de antissemitismo que assustaram os anunciantes e prejudicaram as receitas da sua empresa, e ameaçou processá-la por milhares de milhões de dólares.

Últimas