Economia

IMI: proprietários preveem grande subida

A Associação Lisbonense de Proprietários diz que foi apanhada de surpresa e considera que vai precisamente no sentido contrário do que deveria.

Ana de Freitas

O IMI pode ter um enorme aumento nos próximos anos, caso o Governo avance com a atualização do valor patrimonial das casas, o aviso é da Associação Lisbonense de Proprietários. O ministro das Finanças nega que esteja previsto um agravamento do imposto.

"Não está previsto nenhum aumento do IMI, muito menos nos termos que refere".

A notícia veio da equipa do próprio ministro das Finanças, mais concretamente, do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, que numa entrevista à Antena 1, admitiu que a comissão que reavalia os imóveis tem em mãos uma nova missão.

“Tem agora um trabalho a fazer ao nível daquilo que é o redesenho do zonamento”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix.

Esse zonamento é o que determina o chamado coeficiente de localização, o elemento com mais peso no cálculo do valor patrimonial dos imóveis, valor que o secretário de Estado diz estar abaixo dos preços reais.

“De facto temos um desalinhamento do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis face o que é o mercado”, explicou o Nuno Santos Félix.

É sobre este VPT que incidem todos os impostos ligados à habitação e, para os proprietários, a conclusão é óbvia:

“Se nós alteramos o zonamento o que vai acontecer é um enorme aumento de impostos sobre os imóveis", afirmou o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários.

A mesma associação diz que foi apanhada de surpresa pela notícia e considera que vai precisamente no sentido contrário do que deveria. No Parlamento, há dois partidos que também alertam para o que pode vir a acontecer.

O Chega, a IL, e a Associação Lisbonense de Proprietários esperam que o Governo recue a tempo.

Últimas