Economia

Viajar de avião pode ficar mais caro no próximo ano: saiba porquê

A ANA Aeroportos quer mudanças já a partir de 1 de janeiro. A proposta está em consulta pública e pode refletir-se no preço dos bilhetes.

SIC Notícias

A subida das taxas aeroportuária pode levar ao aumento dos preços dos voos no próximo ano. A ANA Aeroportos quer mudanças já a partir de 1 de janeiro e propõe uma subida de cerca de 8% nas taxas reguladas nos aeroportos nacional, o valor da inflação no ano passado.

No Porto e em Faro, o aumento será expressivo devido a um acerto de taxas não cobradas em anos anteriores. Mas, em Lisboa, o aumento deve ser ainda maior, a rondar os 13%.

Na prática, o aumento pode chegar aos 18% porque a empresa quer cobrar mais 62 cêntimos por passageiro, um adicional por erros de estimativa do ano passado, que quer recuperar no próximo ano.

Na prática, pelas contas do Negócios, a partir de janeiro a ANA quer cobrar mais 2,42 euros por passageiro que embarque no aeroporto de Lisboa, mais 63 cêntimos por passageiro no Porto e nos Açores, 64 cêntimos em Faro, e 1,08 euros na Madeira.

As companhias aéreas já conhecem a proposta e têm agora tempo para se pronunciarem antes de a Autoridade Nacional da Aviação Civil tomar uma decisão. A confirmar-se o aumento, as companhias podem absorvê-lo ou fazer refletir nos preços dos bilhetes de avião.

Últimas